Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Santa Cruz

Notícias

Informações sobre o canal farma

 

  • Ambiente da farmácia: explore todas as oportunidades que o checkout oferece e traga mais vendas para o seu negócio

    O caixa é um dos espaços mais importantes dentro da farmácia, afinal, é o único local da loja onde se tem a certeza de que o público irá passar. Sendo assim, trabalhar bem essa área pode trazer bons resultados para o estabelecimento, ainda mais por se tratar de um ambiente que estimula as compras por impulso.

    Teresa Cristina Zanon, coordenadora de cursos MBAs Corporativos da FIA Labfin-Provar, afirma que o checkout é a última chance em que o varejista pode oferecer produtos por meio da compra por impulso, pois é nesse momento que a pessoa se lembra de algo ou adquire artigos de sua conveniência. 

    Segundo informações das Pastilhas Valda, os itens de checkout seguem uma linha de baixo custo para o consumidor e boa rentabilidade para o canal farma, pois são produtos de última hora que podem compor o ticket médio. A marca explica que esse padrão foi desenvolvido a partir de análises de comportamento de compra, pois ao chegar no caixa, a cesta do cliente já está abastecida com artigos essenciais ou que destinaram sua ida à farmácia. Por isso, é fundamental que esse ambiente tenha mercadorias de empresas líderes para um fácil reconhecimento e associação à qualidade.


    Local privilegiado

    Para explorar as oportunidades que o checkout proporciona deve-se selecionar uma quantidade adequada de produtos para o espaço que se tem disponível, pois um layout bem nítido facilita a identificação e estimula as compras por impulso, de acordo com as Pastilhas Valda. A empresa ainda chama a atenção para a limpeza dos artigos já que muitos caixas ficam próximos a saída do estabelecimento.

    Com relação ao sortimento, Teresa explica que é importante contemplar as mercadorias ocasionais e/ou sazonais e aquelas que são destino. Para isso, vale usar os dados de demanda para avaliar quais categorias e suas oportunidades.

    Segundo as Pastilhas Valda, além de levar em consideração o perfil dos clientes da região e daqueles habituais da loja, outra tática interessante é disponibilizar itens de até R$ 50,00 para estimular a compra por impulso, pois os principais gastos estão destinados aos produtos essenciais. A marca lembra que existem motivos funcionais e emocionais para que a aquisição por impulso aconteça. Os funcionais envolvem os artigos que o indivíduo necessita, mas que não estão em sua lista (lâmina de barbear, higiene oral entre outros). Já os emocionais são aqueles em que a pessoa faz a compra direta ou como forma de recompensa. Nesse último caso entram as pastilhas, gomas e assim por diante. 

    Para a exposição, a recomendação dada pelas Pastilhas Valda é agrupar os itens de acordo com sua categoria, por exemplo: balas e gomas de mascar; remédios entre outros. A empresa ainda salienta o quanto é fundamental dar preferência na área de mais destaque do caixa às conveniências, pois balas, pastilhas e gomas de mascar são os principais produtos de consumo por impulso. Outra dica dada pela companhia é ficar sempre atento ao posicionamento dos itens, já que o manuseio por parte dos clientes modifica o layout, desorganizando o local e diminuindo o apelo de compra.

    Revista_SantaCruz_Ed223_checkout1.png Revista_SantaCruz_Ed223_checkout2.png
     
     
     
     Revista SantaCruz

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Página Inicial © Copyright 2008 - 2017 SantaCruz | Produzido por Addtech