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Santa Cruz

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Informações sobre o canal farma

 

  • Dia Internacional da Mulher: uma das principais datas que pode trazer grandes resultados para a sua loja

    ​De acordo com Leonardo Magalhães, gerente de Market Strategy & Planning Canal Farma da P&G, a farmácia é vista como especialista na venda de produtos de beleza e saúde, isto é, as pessoas associam as categorias de cosméticos, depilatórios, shampoos, absorventes e desodorantes a esse tipo de estabelecimento. Porém, isso não quer dizer que a loja precisa ter um sortimento extremamente amplo em todos esses segmentos, até porque uma grande quantidade de mercadorias pode trazer complexidade tanto na navegação quanto na escolha da compra. Portanto, o gerente afirma que a definição ideal para os artigos femininos deve passar pela análise de algumas práticas tais como:

    1- Mapeamento do perfil socioeconômico das consumidoras da loja para que se tenha uma diferenciação no mix oferecido. 

    2- Buscar por meio da curva de vendas, características das clientes e das informações do mercado quais são as marcas mais importantes e seus respectivos produtos de maior giro.  

    3- Investir em lançamentos. 

    4- Explorar na loja, pelo mix e visibilidade, o efeito sazonal que algumas categorias possuem como protetor solar, hidratantes e depilatórios. 

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     Mais vendas para sua farmácia no
    Dia Internacional da Mulher

    Leonardo informa que farmácias podem e devem aproveitar épocas festivas para alavancar suas vendas. Para o gerente, o Dia Internacional da Mulher, especificamente, é ótimo para focar em ações voltadas exclusivamente para esse público. Por isso, sugere a elaboração de packs do tipo Leve Mais, Pague Menos, campanhas exclusivas e brindes. 

    Segundo Maria Rita Chaim Paleari, executiva de conta da Kantar Worldpanel, no ano nóvel junho’17 x ano móvel Junho’16 o canal farmácia/drogaria cresceu 10% em volume dentro do universo de compradoras mulheres, sendo que é um local que alcança 23% do público feminino, que possui um gasto no canal de R$ 45,60 por ocasião de compra e tem costume de frequenta-lo três vezes ao ano. Entre as categorias mais importantes, 41% do volume comprado por mulheres foi de pós-shampoo, seguido por shampoo (23%), sabonetes (16%) e desodorantes (9%)1.


    Referências: 1Última base disponível de User&Shoppers de Cross Personal Care de Junho’17. Resumo dos dados extraídos com filtro em mulheres compradoras de farmácia/drogaria. Obs.: cesta de Personal Care composta por sabonete, shampoo, pós-shampoo, desodorantes, creme para corpo e rosto, óleos corporais, protetor/bronzeador e colônias.

    Revista SantaCruz

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