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Informações sobre o canal farma

 

  • A categoria de vitaminas é a terceira mais importante dentro do canal farma, sendo responsável por 17% das vendas

    ​Por Silvio Silva* 

    Saúde, disposição e bem-estar para aproveitar a vida e realizar planos. Esses são os desejos de todos nós e a nutrição tem um papel fundamental para que isso seja possível. Porém, em meio à vida corrida, cada vez mais as pessoas tendem a ter uma alimentação desregrada e acabam não consumindo a quantidade total de nutrientes necessários para uma vida saudável. E é aí que entram os multivitamínicos, que nos ajudam a alcançar os níveis diários de minerais e vitaminas essenciais para o bom funcionamento do organismo.

    Essa conscientização sobre a importância de alimentar-se bem e consumir multivitamínicos tem feito com que o público busque aliados para uma nutrição completa. De acordo com dados da IQVIA (MAT abril de 2017), o mercado de medicamentos isentos de prescrição é o mais representativo dentro do canal farma, totalizando 46% do faturamento. Dentro desse setor, a categoria de vitaminas é a terceira mais importante, sendo responsável por 17% das vendas, ficando atrás somente dos segmentos de Dor/Febre e Gastro/Intestinal, nessa ordem. Apesar das vitaminas ainda terem uma baixa penetração no Brasil (14%), o país é o 4º maior mercado do mundo, com grande potencial de desenvolvimento.

    Por todo esse cenário, as vitaminas possuem uma grande relevância para as farmácias que têm muito a ganhar com o avanço dessa categoria, já que ela abrange itens de maior valor agregado, capazes de complementar a cesta de produtos, ampliando, dessa forma, 
o ticket médio. O crescimento acumulado do mercado de multivitamínicos no Brasil nos últimos cinco anos foi o 2º maior do mundo, atrás apenas da China.

    O primeiro passo para garantir um aumento substancial nas vendas é o desconfinamento. Produtos confinados são mais difíceis de serem encontrados, criam um passo adicional dentro da jornada de compras e diminuem drasticamente as aquisições por impulso. O segundo passo é garantir um sortimento adequado, balanceando marcas premium, que trazem um valor agregado maior, e as populares, que são mais acessíveis, oferecendo um mix adequado para todos os públicos. 

    Vale ressaltar, porém, que ter um número maior de marcas não significa ter mais opções disponíveis. O fundamental é ter alternativas que atendam às distintas necessidades dos diferentes consumidores. Com o sortimento adequado e ao alcance do cliente, é essencial organizar a gôndola para auxiliá-lo na localização do item apropriado. Por isso, recomendo a divisão por subcategorias: multivitamínicos, monovitaminas, cálcio e assim por diante.

    A terceira maneira de alavancar as vendas é capacitar os balconistas que devem ter condições de diferenciar cada vitamina, sabendo qual o principal efeito de cada uma. Apesar do brasileiro ter consciência e estar preocupado com sua saúde e bem-estar, ainda tem muita dificuldade em entender as vantagens em longo prazo em adotar o uso regular de um multivitamínico.


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    Com relação às perspectivas para o mercado nesse ano, é válido relembrar que sofremos impacto nas vendas com a desaceleração da economia e aumento do desemprego em 2015 e 2016. Porém, já a partir do segundo semestre de 2017, com a economia voltando a esquentar, o mercado mostrou uma reação e teve crescimento maior que em 2016. 

    Com essa retomada da estabilidade econômica associada às iniciativas conjuntas da indústria e do varejo, voltadas à orientação e informação sobre os benefícios dos multivitamínicos para a saúde e bem-estar das pessoas, a previsão para 2018 é que o mercado recupere o ritmo e apresente crescimento, ampliando assim a penetração do segmento no país e as possibilidades de negócios para o canal farma.

    *Silvio Silva - Gerente Geral Interino e Diretor de Vendas e Trade Marketing da Pfizer Consumer Healthcare. 


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